quarta-feira, agosto 15, 2007

Um ano

Realmente é impossível saber os planos de Deus para o que acontece no período de um ano. E mesmo assim, de pessoa para pessoa "um ano" é tão relativo. Para algumas pessoas passa tão desapercebido que estas acabam apagando da memória que aquele ano existiu. Para outras, um ano pode se tornar um dos anos mais felizes da vida delas, se tornando impossível de esquecer até mesmo os mínimos detalhes de cada dia. Por outro lado, em um ano algo muito triste pode acontecer e deixar uma marca eterna no coração de alguém.

Eu não fico triste com a despedida. Fico triste com o fato de não ter havido uma despedida. Fico triste por achar que este fato me enquadra no clichê de "só se dá o verdadeiro valor a algo quando se perde". É simplesmente uma coisa completamente fora do controle de qualquer ser humano e que nós temos que aprender a aceitar.
Eu nunca pensei na morte como uma coisa ruim, e até hoje eu acho que a encarei muito bem por mais próximo que ela chegasse de mim, mas eu ainda tenho que aprender a ser menos egoísta...
Eu queria poder demonstrar o quanto eu dou valor a cada um a minha volta. Queria poder demonstrar isso a cada instante para não achar que deixei algo para trás. Queria retribuir completamente todas as coisas boas que estas pessoas fazem para mim. É mais uma coisa que eu acredito que tenha que aprender, mas já começo falhando por não encarar isso como algo possível.

Eu queria pedir desculpas as pessoas que lêem aqui e nada têm a ver com este assunto e também pelo texto desconexo, mas eu realmente precisava botar isso para fora de alguma forma.

Vô, eu amo você.

9 Comments:

At 11:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Eu entendo cada palavra do que você disse.
E dói, dói muito. Dói demais.
Palavras de alguém que está perdendo aos pouquinhos e que felizmente teve a chance de dizer suas palavras finais antes de ser tarde demais, mesmo que elas não tenham sido compreendidas.

 
At 12:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Filho, pode ter certeza que ele teve muito orgulho de você e que também te amava muito. Um beijo no seu coração e fique em paz.

 
At 2:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Lipe, Jean-Yves Leloup é um psicólogo que também é padre e ele sempre diz que a nossa existência é feita de Absurdo e de Graça, ou seja, a cada instante que existimos coisas nos mostram a sua beleza, a sua graça, a sua divina presença enquanto que outras reforçam o quanto de absurdo pode existir num único instante. Por isso não há nenhuma desconexão na sua fala, percebo que você ouviu o seu coração e resolveu registrar a sua tristeza porque o seu querido avô, a quem você sempre demonstrou respeito e carinho, partiu dessa existência para um outro plano ao qual nós desconhecemos, mas desejamos que seja de muita luz e harmonia. Então, querido saiba que onde seu coração está, está também a presença divina e nessa presença não tem a menor importância se é Absurdo ou se é Graça, o que importa é que é amor.
Nesse tempo em que você ainda estiver do outro lado do mundo, desejo que você possa partilhar muitos momentos de alegria com seus amigos, para que traga para junto dos que aqui ficaram, muitas lembranças agradáveis e infinitas histórias que um dia você estará contando para os seus netos e eles ficarão sentados a ouvir amorosa e docemente como você fazia com o seu avô.
Deus te abençoe e te guarde.
Com amor ,
Mamy

 
At 6:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Felipe,
what are you happen?
you didn't say to me anything.

nanika ga atta??
sinpai ni natte...

 
At 11:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Fofucho. Não fique assim tão chateado por não ter se despedido do jeito que você gostaria. Na verdade, dizer adeus nunca é fácil, até mesmo que seja por um pequeno tempo de um ano, como no seu caso. Saudade é só o que nos resta, lembrar dos momentos felizes que tivemos ao lado do vovô, as idas a padaria e ele sempre comprava um doce pra gente, nossas brincadeiras de tubarão nakela piscina antiga. Fora outros momentos inesquecíveis. Ele "adoçou" a nossa infância, e é isso que eu vou guardar dele.
Não se sinta culpado, pois ele não gostaria que se sentisse. Dizer adeus pra ele daki, ou do Japão não faz diferença, desde que ele esteja nos nossos corações.
Não quero ver você triste, pois tenho vontade de abraçá-lo e você tá muito longe pra eu poder fazer isso! hehehehe.
Vê se volta logo! Tô com saudade!
Te amo muuuuuuuitooooooo!
Beijussss

 
At 3:54 PM, Anonymous Anônimo said...

Escrevi esta pequena mensagem no word em azul, mas ao transcrever para o blog, ficou tudo preto, então coloquei as respostas em maiúscula.

FELIPE, AO LER O TEU RELATO SOBRE A REFLEXÃO DA VIDA SENTIDA NUM MOMENTO DE IMENSA TRISTEZA, ME DEI CONTA DO QUANTO ADULTO VOCÊ JÁ ESTÁ.
APESAR DE AINDA VÊ-LO, MUITAS VEZES, COMO AQUELE MENININHO LINDO E SORRIDENTE DE ANOS ATRÁS, FIQUEI EMOCIONADA COM O SER DE LUZ E MARAVILHOSO QUE VOCÊ AFLOROU.
Realmente é impossível saber os planos de Deus para o que acontece no período de um ano. NÃO SÓ DE UM ANO MAS DE TODO UM PLANEJAMENTO DE NOSSA VIDA. E mesmo assim, de pessoa para pessoa "um ano" é tão relativo. COM CERTEZA CADA PESSOA É UM UNIVERSO, COM SUAS EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE VIDA. Para algumas pessoas passa tão desapercebido que estas acabam apagando da memória que aquele ano existiu. O MUNDO GIRA CADA VEZ MAIS RÁPIDO, E FAZEMOS TANTAS COISAS E CORREMOS TANTO QUE A MEMÓRIA NÃO CONSEGUE PRESTAR ATENÇÃO Á TUDO. Para outras, um ano pode se tornar um dos anos mais felizes da vida delas (DEVERIAM SER FELIZES TODOS OS DIAS DA VIDA INTEIRA), se tornando impossível de esquecer até mesmo os mínimos detalhes de cada dia (ISTO É SOMENTE UM PRIVILÉGIO DOS QUE VIVEM INTENSAMENTE A VIDA COM AMOR). Por outro lado, em um ano algo muito triste pode acontecer e deixar uma marca eterna no coração de alguém. AS TRISTEZAS COMO AS ALEGRIAS FAZEM PARTE DE NOSSO CRESCIMENTO PESSOAL. A NOSSA VIDA É ETERNA, O SER É ETERNO E UM DIA TODOS PERCEBERÃO ISTO E NÃO MAIS HAVERÃO TRISTEZAS, POIS TUDO PASSA, SÃO SÓ MOMENTOS DE APRENDIZADOS, PERDAS E GANHOS CONSTANTES.

Eu não fico triste com a despedida. PARABÉNS PELA SABEDORIA . Fico triste com o fato de não ter havido uma despedida. HOUVE SIM, VOCÊ E TODOS À VOLTA DELE É QUE NÃO PERCEBERAM QUE TEU AVÔ AMADO ESTAVA HÁ MUITO TEMPO SE DESPEDINDO DA VIDA. VOCÊ SÓ O VIA COM OS OLHOS DA ALEGRIA DA JUVENTUDE, E OS OUTROS COM OS OLHOS DA VIDA DIÁRIA SEM PRESTAR ATENÇÃO AOS DETALHES QUE ELE JÁ VINHA DEMONSTRANDO. Fico triste por achar que este fato me enquadra no clichê de "só se dá o verdadeiro valor a algo quando se perde". INFELIZMENTE O SER HUMANO PERDE A SUA ESSÊNCIA COM OS AFAZERES DIÁRIOS, COM A ROTINA E ESQUECEM DE SIMPLESMENTE OLHAR E AMAR À TODOS EM TODOS OS DIAS, COMO SE FOSSE O ÚLTIMO DIA. É simplesmente uma coisa completamente fora do controle de qualquer ser humano e que nós temos que aprender a aceitar. NESTA VIDA DE APRENDIZADO CONSTANTE TEMOS QUE ACEITAR O QUE ACONTECE PARA NÃO SUCUMBIR À TANTAS INCOERÊNCIAS APARENTES A CADA DIA QUE SE APRESENTA. A VIDA É AINDA UMA INCÓGNITA, CHEIA DE SURPRESAS, DEVEMOS APROVEITAR AO MÁXIMO TUDO O QUE NOS É APRESENTADO.
Eu nunca pensei na morte como uma coisa ruim, (PARABÉNS, A MORTE DESTE CORPO É SÓ UMA PASSAGEM, UMA ILUSÃO, A ALMA É ETERNA COMO VOCÊ MESMA JÁ PERCEBEU, ESTAMOS AQUI NESTE PLANETA APENAS DE PASSAGEM, VIVENDO UMA AVENTURA ATÉ O DIA EM QUE ESTA CARCAÇA NÃO AGÜENTAR MAIS TANTOS DESGASTES) e até hoje eu acho que a encarei muito bem por mais próximo que ela chegasse de mim, mas eu ainda tenho que aprender a ser menos egoísta...
NÃO SE PREOCUPE MUITO COM ISTO, VOCÊ COM CERTEZA À PARTIR DE HOJE NÃO O SERÁ MAIS. O EGOÍSMO CUMPRE O SEU PAPEL DE SOBREVIVÊNCIA. NÃO DEVEMOS SER TAMBÉM ABERTOS DEMAIS COM OS OUTROS, POIS CADA UM TEM A SUA MISSÃO, FAZ AS SUAS ESCOLHAS, E NÃO DEVEMOS INTERFERIR NAS ATITUDES DO OUTRO. CADA UM SEGUE O SEU CAMINHO, CADA UM É RESPONSÁVEL PELOS SEUS ATOS PERANTE À VIDA.
Eu queria poder demonstrar o quanto eu dou valor a cada um a minha volta. O TEU CARINHO, A TUA EDUCAÇÃO E A TUA ATENÇÃO MOSTRAM ISTO À TODOS. Queria poder demonstrar isso a cada instante para não achar que deixei algo para trás. QUEM TE AMA COMPREENDE QUE VOCÊ FAZ SEMPRE O MELHOR PARA QUEM ESTÁ À TUA VOLTA. TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS TAMBÉM PELO QUE EMANAMOS DO NOSSO CORAÇÃO, ISTO É PURA ENERGIA. Queria retribuir completamente todas as coisas boas que estas pessoas fazem para mim. CONTINUE SENDO DA FORMA QUE VOCÊ TEM DEMONSTRADO SER, É O BASTANTE PARA QUEM TE AMA. TUDO TEM O SEU MOMENTO CERTO, DE HOJE EM DIANTE VOCÊ PERCEBERÁ QUE É IMPOSSÍVEL SER 100% ATENTO À TUDO, O IMPORTANTE NÃO É A QUANTIDADE E SIM A QUALIDADE DO QUE VOCÊ FAZ, NA HORA CERTA. ISTO É O AMOR. É mais uma coisa que eu acredito que tenha que aprender, mas já começo falhando por não encarar isso como algo possível. DÊ TEMPO AO TEMPO, VOCÊ APRENDERÁ RÁPIDO, A TUA ÍNDOLE É FABULOSA, TUA LUZ É DE UMA BELEZA ÍMPAR. ABRA O TEU CORAÇÃO PARA ESTE DEUS QUE VOCÊ ACREDITA, CONVERSE COM ÊLE, E ELE TE DARÁ TODAS AS RESPOSTAS E TE MOSTRARÁ O CAMINHO. VOCÊ É MUITO ILUMINADO, PELAS TUAS PALAVRAS VOCÊ BEM O DEMONSTRA.

Eu queria pedir desculpas as pessoas que lêem aqui e nada têm a ver com este assunto e também pelo texto desconexo, mas eu realmente precisava botar isso para fora de alguma forma. NÃO SE PREOCUPE, POR MAIS QUE OS JOVENS TENHAM UMA CABEÇA AVOADA, TODOS PERCEBERÃO QUE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR UMA FASE TRISTE, MAS DE UM APRENDIZADO DE FAZER “INVEJA” À MUITOS ADULTOS.
SAIBA FELIPE QUE POUCAS PESSOAS CONSEGUEM COM A TUA IDADE PERCEBER QUE O MUNDO É BELO E DEVE SER VIVIDO DIA A DIA, COM SABEDORIA, ALEGRIA, PACIÊNCIA, DISCERNIMENTO. NÃO DEVEMOS JULGAR NINGUÉM, DEVEMOS SOMENTE DAR AS MÃOS A QUEM PEDIR OU NECESSITAR. NÃO DEVEMOS ABANDONAR À QUEM AMAMOS E NEM À QUEM NOS AMA. UMA PALAVRA DE CARINHO, UMA PRESENÇA, MESMO QUE DE LONGE SÃO FUNDAMENTAIS AO NOSSO CORAÇÃO. ISTO SE CHAMA AMOR, SEM ELE O MUNDO FICA CADA VEZ PIOR. É SÓ OLHAR PARA OS LADOS E OBSERVAR OS DROGADOS, OS DEPENDENTES QUÍMICOS, TODOS SEM EXCEÇÃO RECLAMAM DA FALTA DE AMOR, ATENÇÃO, CARINHO DA FAMÍLIA.
O MUNDO SERIA BEM MELHOR SE TIVESSEM MAIS JUJUCA NAS VIDAS DELES. UM HOMEM ESSENCIALMENTE GENEROSO; AMIGO; COMPANHEIRO; INOCENTE, A PONTO DE MUITOS SE APROVEITAREM DISTO, ERRADAMENTE; SENTIREMOS MUITO A FALTA DELE, A PRESENÇA FÍSICA É IMPORTANTE TAMBÉM, MAS O LEGADO DELE FICARÁ PARA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES, JAMAIS O ESQUECEREMOS, ELE FOI UM SER DE LUZ, PAZ, HARMONIA E FEZ UMA FAMÍLIA MARAVILHOSA VIR AO MUNDO, REPARTINDO COM TODOS A SUA ALEGRIA DE VIVER.
EU E TUA TIA TINA ESTÁVAMOS PRESENTE NO MOMENTO DA PASSAGEM DELE PARA UMA OUTRA DIMENSÃO, SENTIMOS QUE ELE ESTAVA MUITO BEM, QUE TINHA CHEGADO A HORA DE SE LIBERTAR DE UM CORPO EXTREMAMENTE GASTO E MUITO CANSADO. PARTIU FELIZ PARA UMA NOVA VIAGEM, FINALMENTE ELE PÔDE VIAJAR NOVAMENTE, COISA QUE HÁ MUITOS ANOS ELE JÁ NÃO CONSEGUIA MAIS.
ELE ESTAVA MUITO TRISTE EM LEVAR UMA VIDA SEM GRAÇA, PRESO A UM SÓ LUGAR. TINHA ESPÍRITO CIGANO (COMO QUASE TODOS NESTA NOSSA FAMÍLIA), NÃO PODIA VER UMA PORTA ABERTA QUE ELE SE LANÇAVA PARA UMA NOVA AVENTURA. TENHA CERTEZA QUE ELE ALCANÇOU A LIBERDADE E UM DIA ESTAREMOS JUNTOS NOVAMENTE NESTA NOVA JORNADA.
AGORA QUEM PRECISA MUITO DE APOIO É A TUA AVÓ, POIS ESTA FALTA QUE ELA ESTÁ SENTINDO DELE É IMENSURÁVEL. A DOR DA PERDA SÓ O TEMPO AMENIZA, FICANDO A SAUDADE GOSTOSA DOS MOMENTOS MARAVILHOSOS VIVIDOS JUNTOS. FORAM 52 ANOS DE CASADOS E QUASE 5 ANOS DE NAMORO, MAIS QUE UMA VIDA JUNTOS. SE PUDER (E O DINHEIRO DER) E SEU CORAÇÃO PERMITIR, LIGUE PARA ELA NO DIA 23/08/07, DIA DO ANIVERSÁRIO DELA. SERÁ UMA ALEGRIA COM CERTEZA.

Vô, eu amo você. ELE TAMBÉM TE AMA MUITO, EU TAMBÉM E COM CERTEZA TODAS AS PESSOA QUE TE CONHECEM, POR SER UMA PESSOA ESPECIAL QUERIDA, LINDA POR FORA E PRINCIPALMENTE POR DENTRO.
MEU LINDO PARABÉNS, PARABÉNS POR EXISTIR. TE AMO MUITÍSSIMO.
FIQUE COM DEUS.
TIA HÉLIDA

 
At 6:09 PM, Blogger v i c t o r . n a i n e said...

Pô, Zé... imagino como deve ter ficado o seu kokoro. Você tá aí por um lado aprendendo muito, se divertindo, se apaixonando, e por outro, vendo partes da sua vida passar de longe... mas porr, não se culpe. Você não foi egoísta, amou de verdade o seu avô e, por circunstâncias contingentes, não pode estar presente no último momento. Mas ele devia saber o quão bom neto você foi e é. Relax and cum kudasai.

Bj no períneo.

 
At 8:16 PM, Blogger Lucie said...

Pelo que entendi, vc perdeu seu avô né?
Cara, eu passei por isos a uns 2 ou 3 anos, a minha vó que me criou faleceu... Ela era a minha mãe praticamente... Foi a pior coisa que já encarei na vida, e acho que nunca soube lidar com isso, e nem lido até hoje...
Sei lá, sobre esses assuntos, eu não sei falar, e não sei se tem o que falar né...
O máximo que posso falar, é meus pesames cara ;/

 
At 4:06 AM, Blogger Z. said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Postar um comentário

<< Home