segunda-feira, junho 04, 2007

primeiro de junho

Décimo aniversário do Takadanobaba AREA, comemorado no Zepp Tokyo. Primeiro dia.
Um apresentador falando em inglês (com jeito de ser americano) apresentou as bandas fora de ordem (aqui só se sabe a ordem na hora do show, eles fazem mistério até o último momento) com muito sotaque, tanto que eu nem identifiquei quando ele disse Kra.

Kagrra, (ou kagÚrrra, como disse o apresentador)
Eu nem tinha me ligado que eles tinham ido para o Jrock Revolution nos EUA. Tanto que eu estranhei eles falando "tadaima" (tipo, estamos de volta) no início do show. Aliás, eu tinha esquecido a data do Revolution.
Dessa vez o Isshi até melhorou o MC dele. Aliás, ele fez um comentário sobre o MC em inglês dele, que até que foi engraçado, então é um bom sinal. Se tiver vídeo desse show, eu gostaria de ver.
Enfim, o show do Kagrra, não foi muito diferente do que eu tinha visto no parque de Hibiya. Tocaram mais ou menos as mesmas músicas, do mesmo jeito, o Shin tocou koto de novo, a única diferença foi que dessa vez eu estava em um lugar privilegiado (sem assentos marcados, eu sozinho, saí passando no meio das meninas até chegar no lugar que eu queria).
Foi bom de novo, e a ambientação foi um pouco diferente (o Zepp Tokyo é lindo!!)

Duel Jewel (dessa vez o que o apresentador falou soou menos estranho do que o que os japoneses falam... dueru jueeru ... eu fiquei até confuso da primeira vez que eu ouvi)
Mais uma vez "tadaima", mais uma vez show repetido, mas não que eu não tenha gostado. Eles tem aquela música Hanauta que é bem legal. Ouvir ao vivo é sempre outra coisa, e eles tocam muito bem, então mesmo tudo repetido, é divertido.
Aliás, Hanauta foi o destaque do show deles, ao meu ver.

Kra (GORRA)
Finalmente consegui ver um show de Kra. Sempre que eu procurava, ou estava esgotado, ou era longe ou era show para o fã clube, e etc.
O vocalista é um anão, de verdade. É menor que o Rame. Mas a presença da banda toda é muito boa, inclusive do baterista, que toca em pé e se mexe o tempo todo. Acho que a estatura do vocal ajuda nisso, pois assim ele não fica na frente do baterista encobrindo a performance.
A banda é muito boa e muito competente. Eu gosto muito do vocal, mas ele as vezes perde a linha ao vivo, mas mesmo assim canta muito.

Antes da próxima banda, uma americana com cara de descendente veio puxar papo comigo. Achei que ela tinha ido sozinha e estava querendo alguém pra conversar. Começou perguntando se eu morava aqui no Japão, se eu costumava vir muito a shows e tal. Eu fui fazendo o papo fluir e perguntando o mesmo. Ela disse que tinha chegado há 2 semanas e tinha vindo aqui para ver o miyavi. Disse também que ela já foi a muitos shows nos EUA, mas que é completamente diferente.
Engraçado que depois, quando o papo acabava, eu procurava puxar mais algum assunto, mas ela parecia que tava me evitando. Mas que porra, ela vem puxar assunto comigo e depois fica evitando como seu EU fosse algum mala que não deixa os outros em paz.
Depois que eu me liguei que ela começou a evitar assim que ela perguntou "quando os shows acabarem, ainda tem trem para voltar?" e aí eu expliquei o horário que os shows acabam normalmente e o tempo que ela teria para voltar de trem e tudo. Se ela realmente veio puxar assunto comigo só pra saber isso, tomara que tenha se perdido e passado a noite ao relento frio de Odaiba. Tá pensando o quê?? Quer informação, vai pro kouban porra.

Screw
Eu não gostei muito da postura dos caras. Muito "dedo" gratuito, muita marra simulada, vocalista muito Kyo...
As músicas são agitadas, e uma boa galera dentro do Zepp Tokyo parecia estar gostando do show, mas foi uma banda que não me acrescentou muito.
Não achei uma merda, mas não achei bom.

アリス九號 (alice nine)
Foi banda surpresa da noite. Não estava no programa incial, mas pediu para participar e foi aceita.
Me surpreendeu um pouco. Tudo que eu tinha visto de alice nine até o momento tinha sido o primeiro single deles e uma entrevista em que eu tive certeza absoluta que pelo menos 2 na banda eram malucos, sendo um deles, o vocalista (acho que o totoro me levou um show deles há um tempo atrás, mas eu não tenho certeza).
Ao contrário da entrevista, durante o MC o vocalista agiu super normal, aliás, ele fez um MC muito bem feito.
Teve algum problema com o meu gravador nesse dia (acho que algo com as pilhas) que eu não consegui gravar nada, e como eu não conheço muito de alice nine, nada me vem na cabeça, mas o que eu sei é que não foi uma banda que me deixou feliz ou empolgado, apesar de não ser uma banda ruim, só o estilo não me agradou.

雅-miyavi-
Mais um "tadaima", mas esse me surpreendeu mesmo. Eu só tinha ouvido poucas coisas do miyavi e desisti quando ele começou a "sair muito da linha". Realmente as músicas antigas dele são ruins, e ele mesmo veio a adimitir no show que ele já fez muitas coisas que deixaram ele envergonhado, mas o estilo que ele está seguindo agora é muito bom.
Eu só consegui enxergar a qualidade do que ele estava fazendo porque eu deixei de lado aquela preconcepção de visual kei e prestei atenção na qualidade do que ele estava apresentando.
FO-DA. Fiquei de queixo caído realmente. Começou o show com um cara meio gordo com roupa de rapper americano, mas com maquiagem meio que remetendo à do teatro kabuki, fazendo percussão vocal. Depois ele anuncia o Miyavi e as cortinas se abrem. Vem o miyavi carregando sua guitarra (violão elétrico??) acompanhado de um sujeito com um guarda-chuva japonês jogando papéis brancos e vermelhos.
Quando a cortina revelou a banda toda. Do lado esquerdo do palco apareceu um baixista que era uma mistura de Slash com o V, do filme "V de vingança", um baterista tocando em uma bateria mínima, que parecia de criança, mas na frente dele o sujeito continuava a percussão vocal como acompanhamento. Do lado direito do palco tinha um DJ e um cara que parecia mais um figurante (assim como o cara do guarda-chuva), mas esse tinha uma mesa pequena com uns controles que ele mexia de vez em quando. Eu pensei que ia ser algo parecido com o que foi o LM.C, decepcionante, mas não foi. O DJ realmente controlava as coisas, o cara com o guara-chuva só ficava dançando de uma lado pro outro, mas era interessante porque ele complementava a ambientação, tipo pintando quadros e tal ("pintando", porque na verdade ele só rabiscava). No meio do palco estava o miyavi com seu visual que misturava o estilo japonês andrógino com o dos rappers e um quê de Jack Sparrow no cabelo. Atrás dele tinha um taiko imenso e um kit de percussão. Imaginei que o cara do guarda-chuva iria tocar aquilo.
Quando a primeira música começou (infelizmente não sei o nome), eu já senti que seria um show como algo que eu nunca tinha visto. As músicas são muito esquisitas, mas é aquele esquisito de foda, tipo "como o compositor bolou isso???" (não sei quem compõe...).
Depois de um tempo eu começei a suspeitar que o cara com a mesa pequena perto do DJ estava sapateando. Eu não via os pés dele, mas desde o início do show ele estava só dançando bizonhamente no mesmo lugar e mexendo nos controles, de leve, esporádicamente. A confirmação veio quando o miyavi apresentou a banda, e cada um tocou tipo um solo, e realmente ele mandava bem, apesar de que quem não enxerga os pés dele possa pensar que ele está só fazendo uma imitação tosca de uma marionete. O fato é que a inclusão do sapateado junto com as outras percussões é interessante, mas não fez muita diferença no som geral.
No fim do show, sobe um ser aleatório, mas também maquiado, para tocar o taiko. O som ficou muito confuso, mas a idéia é genial. Queria ouvir o cd que tem essas músicas...

No fim acabei comprando um leque do Kagrra,

3 Comments:

At 12:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Kra =D
queria ir num show deles!
Mas td bem pq eu vou no de Charlotte *.*

E quem sabe X ano q vem né? XD
Deus queira q eles façam turnê pelos EUA mesmo!!

 
At 3:13 AM, Blogger Z. said...

Kra é foda
o vocal é anão, mas canta muito

e X, ai ai
tomara que eles venham pra cá antes de eu voltar

 
At 5:47 AM, Blogger Jutilde de Medeiros said...

Conheço o JRock só a um ano,o 1º foi o Gackt, vi alguma coisa do Miyavi e achei muito ruim, depois ele me aparece com Yoshiki e Gackt, no SKIN...Estou tentada a ir ver o Miyavi novamente e estou relutando...agora vi que ele vem se apresentar aqui em setembro, me parece...Mas foi ótima a sua descrição do show dele. Me convenceu conhecer direito o Miyavi

 

Postar um comentário

<< Home