segunda-feira, junho 04, 2007

terceiro de junho

Acordei, me preparei e logo saí na viagem de mais de 1 hora rumo a Odaiba.
Engraçado como o Zepp Tokyo parece uma casa de shows importante, mas a entrada dele é super escondida. Pra achar, tem que passar por uma área de exposição da Toyota, ou passar por um beco que abre um espaço entre o Venus Fort (centro comercial?) e o Zepp Tokyo.Hoje eu era o número 1393, quase perto do último, que eu acredito que tenha sido o 1800.
Para entrar nós temos que dizer qual banda nós fomos ver e pagar os 500 ienes do drink ticket (padrão). O problema é que no Zepp Tokyo eles não dão um papel todo ferrado como drink ticket, e sim umas moedinhas todas bonitinhas. No primeiro dia eu já tinha ficado com pena de usar e acabei levando a moeda para casa. Nesse terceiro dia a moeda era diferente. Que droga, agora vou ter que guardar as duas. Prefiro pagar 500 ienes em uma moeda que vai me servir de lembrança pro resto da vida (se eu não perder), do que em uma bebida que acaba em menos de 15 minutos. O problema foi que eu vi que as bebidas vinham com uma alça que tinha a marca do Zepp e estava escrito que era feita de material reciclado. Eu fiquei na dúvida se gastava minha moeda bonitinha para ganhar uma alça ou se eu mantinha a moeda (a moeda do terceiro dia é a de duas cores, logo, mais bonita). Acabou que essa minha dúvida cruel acabou quando eu vi que as meninas estavam jogando fora as garrafas com alça e tudo, então eu peguei uma dessas para mim.Mas ao show.
O americano esquisito falando de novo. Dessa vez ele meio que forçou uma pronúncia japonesa, então saíram coisas como "jinkaku ládio" e "charrrlotto", mas passou a mensagem.

Banda 1, Wizard
Meio comum. O engraçado é como os caras são diferentes nas fotos e na vida real. Mal dá pra reconhecer.
Primeiro falando de visual, a banda em si não tinha um visual ruim não, só o baterista que não parecia ter a mínima noção de como ele estava. Ele faz o tipinho lolita que quer ser kawaii, mas não tem nem um pouco de jeito para isso.
O visual dos outros era tranquilo, até o vocalista que é meio gordinho, conseguiu um visual que disfarça bem, mas ele não fingia que não era gordo não, falava nisso o tempo todo. Gostei dele, é engraçado e fazia bons MCs.
A banda em si é boa. Eles começaram com uma equalização até melhor que a dos shows do primeiro dia (menos que a do miyavi), mas não teve nenhuma música que me deu aquela faísca. Mesmo assim parece uma banda que vai longe, só espero que eles deem uma inovada no estilo musical deles e que o baterista aprenda a se vestir de acordo.
Nesse show eu estava em um lugar tão bom, que de tudo que jogavam do palco, uns 70% caíam ao meu alcance. A primeira coisa jogada foi a baqueta do baterista do Wizard. No reflexo eu me estiquei para pegar, mas a menina do meu lado foi se proteger e derrubou a baqueta. Essa mesma menina se abaixou e pegou a baqueta. Falou alguma coisa com a amiga dela e depois começou em voz baixa e foi aumentando "alguém quer a baqueta do Haruka-sama".
Se eu tivesse pego eu guardaria, mas eu não fazia a mínima questão de ter uma baqueta do sem noção, então deixei quieto (gostaria de ter pego a do baterista do Kra). Essas meninas eram meio erradas ali no meio. Maior parte dos shows elas ficavam paradas, mas quando se mexiam.... E era derrepente. Quando eu achava que elas não estavam gostando do show (paradas sem ação) elas começavam a balançar a cabeça de um lado para o outro até atingir a velocidade de headbang, me dando várias chicotadas na cara com os fios grossos e descoloridos da cabeleira.

*antes de chamar a segunda banda, alguém da mesa errou a gravação e acabou chamando Wizard de novo...
Banda 2, シリアル⇔NUMBER (serial NUMBER)
LI-XO
A banda já começou com uma entrada meio esquisita, onde o único que riu e cumprimentou o público foi o guitarrista que tinha cara de integrante do Janne Da Arc.
O vocal entrou fazendo aquele tipinho doido com sorriso torto e mostrando a língua. Nojento, ainda mais porque ele não mantinha a interpretação depois, não sei se infelizmente ou felizmente.
Até que ele tinha jeito para falar com o público, mas a presença de palco era embaraçosa.
Ele também tinha uma voz rouca que não me deixou prestar atenção nos outros instrumentos, então pode ser que eu esteja sendo meio parcial quanto a qualidade da banda, mas esse vocal estragou muito mesmo. Só sei que é fato que eles destruíram a equalização que estava antes, e ficou uma mesclagem de ruído com noise e um pouco de ritmo, mas sem muita harmonia ou melodia. Eu e as duas meninas de antes não esboçamos uma reação sequer durante o show, nem mesmo quando ele veio falando que depois do show ia descer para a parte do público e assistir de lá, como se fosse causar uma grande comoção.
Ruim, tenho mp3 deles aqui e vou ouvir com mais calma depois, mas a princípio evito shows em que eles participem.

Banda 3, 人格ラヂオ(jinkaku radio)
Excelente.
Começou o show e eu lembrei que já tinha visto alguma coisa deles em algum lugar antes (bem específico). Era naquele climinha "banda de rock dos anos 60". Os quatro da banda de terninhos, só tocando sem se mover muito e batendo os pés no ritmo (aliás, eles restauraram a equalização que foi destruída pelo Serial).
Eles tocaram assim umas 3 músicas, e o pessoal perplexo, sem agitação no palco nem na platéia. Eu estava gostando da música, mas confesso que estava pensando que eles poderiam fazer uma melhor seleção para um show.
Depois dessa terceira música, o vocalista entregou a guitarra para o Roadie e começou a falar, pela primeira vez. Saiu chutando. Todos costumavam dar os parabéns ao AREA pelo décimo aniversário, mas ele já chegou dizendo "se é para comemorar os 10 anos do AREA, porque não faz lá?". É o tipo de banda que deve preferir shows pequenos, mas isso não significa que a multidão os deixe intimidados. O vocal falou muito bem, muitas abobrinhas engraçadas para variar, mas as piadas dele eram mais cruéis. Ele ainda citou diretamente a banda anterior. "Graças àquela Serial band, nós tivemos o nosso tempo reduzido. 'só queremos apresentar 3 músicas como divulgação' nhé nhé nhé, ah vá..."
Não parecia estar brincando nem um pouco, mas o jeito como ele falou foi engraçado, então todos riram.
Depois que ele acabou de falar, começaram as músicas com uma guitarra só, e com um pouco mais de peso. A banda dá conta de qualquer tipo de som de uma maneira que quem vê acha até que é fácil, mas acho que eles já são tudo burro velho, então experiência acho que é o que não falta.
A ambientação do palco não foi muito boa (iluminação meio estável), mas a progressão do show foi ótima. Por fim eu acabei achando a seleção deles muito bem feita, mesmo com as músicas paradonas no início.
Ótima banda e merece os parabéns.

Depois de Jinkaku tocaram duas músicas infantis, que todas as meninas sabiam cantar, e a abertura de YU YU Hakusho

Banda 4, しゃるろっと (Charlotte)
Já tinha ido a um show deles, então já sabia mais ou menos o que esperar, mas como a performance deles depende muito do lugar onde eles se apresentam, o show acabou sendo bem diferente do anterior.
Quando o show estava começando eu ainda pensei se era possível que eles fizessem algum anúnicio sobre o show no Brasil, mas depois eu pensei que, como não era um evento comum e sim o décimo aniversário da casa de show AREA, que não seria legal fazer anúncios individuais em um evento desse tipo.
Eu estava errado.
Lá pela segunda música, a banda pára, o vocal se senta no palanque e começa a fazer vários anúncios: show em Harajuku (que pelo que eu entendi é grátis), DVD que eles estão lançando este mês E, uma turnê que eles estão fazendo com a banda "caloura" deles, Hime Ichigo.
Não entendi muito bem a relação das bandas (se é o mesmo selo, mesma gravadora, ou simplesmente uma banda que eles estão apoiando). só sei que quando ele mencionou Hime Ichigo eu engoli seco. Será que vai falar??
Aí veio: "Além disso, é... vamos tocar no exterior"
Meninas: "eeeeee?!?!"
Kazuno: "alguém tenta adivinhar aonde?"
Eu levanto o braço com a maior convicção do mundo, como nunca fiz antes
Kazuno: "sim?"
eu: "BURAJIRU!"
Kazuno: "o quê!?"

ho ho, mentira
Kazuno: "ISSO! BURAJIRU!"
Meninas em volta com olhos arregalados: "eeeeeeeeee!?!?!"
Kazuno: "você já sabia?"
eu fiz que sim com a cabeça.

Depois disso a minha gravação fica incompreensível, mas eu lembro que ele comentou algo tipo
"vocês sabem o que é isso? É do outro lado do mundo! Vocês vão lá nos ver?"
Japas sem noção: "VAMOOOOS!!"
e depois eu ouvi da boca dele a data, 5 de agosto, e o nome do evento, J-Rock Rio, e que junto com eles irá a banda 姫苺(Hime Ichigo). Para os que ainda estavam descrentes e por isso não começaram a se preparar, eu sugiro que se preparem. E não é qualquer banda, é Charlotte! Quem quiser conferir, é só ver a lista de bandas das que eu já assisti aqui no canto direito da página. Dentre todas essas, Charlotte entra no top 10 de melhores bandas ao vivo com certeza. O problema é que o vocal é muito espontâneo e isso que é engraçado nele. Quero ver como ele vai fazer no Brasil.
Aliás, eu vou pesquisar aqui para dar uma idéia para vocês do que eles têm tocado atualmente (aquela, que eu não sei o nome, mas começa com "odorimasen ka", que é muito boa, com certeza eles vão tocar, possivelmente até como intro do show)
Ainda vou catar show de Hime Ichigo para dar um preview também.
Divulguem isso pelo amor de Deus. Não é boato, pode não estar no site mas a banda anunciou em um show para quase 2000 pessoas, então isso significa muita coisa.

Bom, nem preciso dizer que depois disso eu não pensei em mais nada direito né. Curti o resto do show do Charlotte, e mesmo prestes a começar Nightmare, a banda que me renegou umas 3 vezes, eu não estava acreditando que finalmente tinha chegado o dia de um show de visual kei no Brasil.

Última banda, ナイトメア (Nightmare)
Antes de o americano anunciar a banda, já tinha uma galera gritando.
Banda que eu já sabia desde antes que seria boa, mas o que me chamou a atenção foi a postura deles no palco, pois quando eles entraram, só passavam andando na frente do palco, sem acenar, viravam as costas e iam ajustar seus respectivos instrumentos. Será possível que a fama subiu a cabeça e eles estão esnobes agora? Mas depois que o Yomi entrou deu pra ver que não era bem isso. Aliás, eles entraram com a música de entrada de Sendai Kamotsu, e isso deixou muita gente confusa, mas o Yomi comentou que eles tinham pensado em participar como Sendai Kamotsu, mas eu não entendi a razão de porquê não fizeram (se é que ele disse).
Sobre o show, nem preciso falar nada né? Não é à toa que a banda tá no topo, ou vice-versa. Realmente o som muito bem equalizado, organização japonesa no posicionamento no palco, e até coisas livres como os MCs correram muito bem.
A banda, por ser a última da noite, teve direito a Encore, sem a parte de cima do visual (menos o hitsugi), e tiveram uma conversa no palco com o dono do Takadanobaba AREA, o tal famoso que faz comida para os caras das bandas que tocam lá. É um gordinho de uns 40 e poucos anos, e parece simpático mesmo. Conversou um pouco com o Yomi, depois que o Yomi tinha falado sobre o quinto aniversário do AREA no Akasaka Blitz, durante o qual ele subiu nas caixas de som e pulou lá de cima, obviamente, ferrando o osso do calcanhar. O sujeito estava dizendo que planeja continuar com a casa de shows para ter uma décima quinta comemoração de aniversário ainda.
O Encore contou com uma música só e o show acabou mais cedo que o do primeiro dia.
Parabéns AREA (foi a primeira casa de shows que eu visitei quando cheguei no Japão)

Ouvindo: the studs - spread from sister

9 Comments:

At 5:48 PM, Blogger esper said...

ô le le, ô la la
charlotte vem aí
e eu não quero terminar essa rima
porque ela é escrota e manjada.

Já já tá lá no jame... :3

 
At 7:14 PM, Blogger ArkDG said...

Grandes noticias. *-*'

Ah... Opa, já que vc tah se divertindo ae no Japão, que acha de dar uma passada no show gratuito do Acid Black Cherry? *-*'

To muito curioso quanto a performance.

 
At 7:43 PM, Anonymous Anônimo said...

bah, não gosto de charlotte, jmas admito q a notícia é ÓTIMA, só pelo fato de finalmente uma banda dar as caras por aqui! \o/

agora, caraleo...q japas sem noção MESMO! hahahhahahaha!x'D

Mto bom o live report!

 
At 12:42 AM, Anonymous Anônimo said...

Hmm, finalmente uma confirmação oficial. Agora só resta torcer pra tudo dar certo.
Valeu pela notícia!

 
At 6:25 AM, Blogger Z. said...

Xper
b^^d

fayon
Obrigado pela informação. Eu estava querendo mesmo assistir a um dos shows gratuitos do parque yoyogi, o problema é que esse vai ser numa quarta-feira, e a entrada vai ser a partir de 12:30, e justo quarta-feira é o dia em que eu tenho aula até meio-dia...
eu vou tentar sair direto da aula para tokyo (leva mais de uma hora), e se não estiver muito cheio, acho que vai dar para ver

YAMIMI!
vc aqui!?
vlw pelo comentário, mas sim, mesmo para quem não gosta de Charlotte ou de Hime Ichigo, acredito que seja uma ótima notícia. Ainda mais que o site do J-Rock Rio está divulgando como "o primeiro J-Rock Rio", então, o que já era meio óbvio, haverão outros.
Mas eu acrescento que começar com Charlotte foi um passo muito além do que eu imaginava.
Vlw pelo comentário ^^

Panda
vai dar tudo certo
dessa vez TEM que dar tudo certo.
Independente de qualquer resultado negativo do show, o importante é ter MUITA gente para assistir, por isso, vamos divulgar
UHUL!

 
At 8:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Ahnn... oi, tudo bem? xD
vc nao me conhece, mas eu to comentando soh pra falar que a musica do Charlotte que vc falou no post eh a "Shall we dance?", do album "Sharudenashi Blues" o//
valeu pelo live report, cara *-*

 
At 2:34 AM, Blogger Z. said...

oi
obrigado pelo comentário
eu acho que já te vi no ongaku ou no orkut, não sei

e isso! essa é a música... (cabeça ruim)
obrigado pela info ^^

 
At 12:56 AM, Anonymous Anônimo said...

Puta merda Charlotte! *.*
Sem palavras...
Impressionante como uma das únicas (sei lá 3?) bandas de J-rock q eu gosto vem pro Brasil xD

Eu sou sortuda demais!!

E porra Nightmare é tao...anime XD
Acredita q o celular do madu toca the world xD

 
At 3:17 AM, Blogger Z. said...

Nightmare não é anime
se bem que mais uma música deles virou tema de mais um anime ne

e o que é the world?

 

Postar um comentário

<< Home