quinta-feira, abril 05, 2007

Aile + Axé (ou Axé - Aile?)

Dia 30 de Março. Chegando o fim de mais um mês da minha estadia aqui no Japão, e também o fim das minhas longas e adoradas férias de primavera...
Como eu sinto que tenho que aproveitar ao máximo cada dia, acordei às 5 da tarde. Comi algo que não me lembro, tomei um banho e tentei limpar meu quarto (de novo), mas o tempo foi curto, pois às 8 da noite tinha marcado com o Lac de ir à uma Izakaya (lugar que os japoneses vão para beber, que não é um bar, e tem aperitivos muito bons) para dar as boas vindas à Eri, namorada do Lac que é japonesa, mas veio da Hungria só pra resolver umas coisas do trabalho dela (professora de japonês).
Izakaya escolida: Za Watami, a mais próxima, mais popular e mais chamativa aqui de Inage (tem um letreiro ENORME do lado da loja de 99 yenes).
Eu tinha combinado com a Babi (da capoeira) de ir a um bar chamado "Acarajé" hoje às 10 da noite, por isso eu não ia poder ficar muito tempo com o pessoal lá.
Conversei um pouco, tentei conversar principalmente com a Eri, mas realmente o tempo que nós ficamos na escada esperando por um lugar, comeu uma boa parte do tempo que eu tinha disponível para ficar com eles.
Saí faltando uns 5 minutos para as 10, e fui para o ponto de encontro: o alojamento da faculdade (de onde eu tinha acabado de sair...há duas horas atrás).
O tal do Acarajé era um bar brasileiro em Roppongi, e hoje seria uma "Axé Night", e só eu sabia o caminho até Roppongi (já virei rato do metrô de Tokyo). Além disso, só eu era homem, e só eu era brasileiro. As meninas da capoeira, Babi, Gena, Formiga, Joaninha e Louva-a-deus já estavam indo pela segunda ou terceira vez, mas só sabiam o caminho da estação de Roppongi até o bar.
Chegando lá, um lugar apertado com cara de quintal grande da casa de alguém que mora em algum lugar tipo Saquarema ou Padre Miguel (nada a ver), cheio de mesas e cadeiras daquelas de metal (que já fazia um tempo que eu não via). Ficamos um tempo procurando um lugar para deixar nossas coisas, já que estava bem cheio (de japoneses), e quando finalmente pegamos um grupo grande que estava de saída, a tia do lugar começou a tirar os pratos de comida, copos, talheres, enfim, começou a tirar a mesa... literalmente.
"ei, agente ia sentar aí!" diz a Joaninha (aehuahauhauhuaehae)
"mas vocês já não pagaram?" diz a tiazona com jeito de baiana, mas no mais perfeito japonês.
"nós acabamos de chegar" interferi falando em português para evitar qualquer mal-entendido, mas ela disse que tinha que abrir espaço porque o pessoal ia começar a dançar, então ela nos deixou com uma mesa, apenas para deixar nossas coisas (no meu caso só um casaco, mas mulher sempre leva milhares de tralhas), nossos copos de bebidas, e...nossos pratos de salgadinho!
Sem noção como isso fica bom depois de 5 meses de abstinência. Pra inteirar e matar a saudade de vez...GARANÁ!
Aliás, algum dia eu tenho que dedicar um post aos refrigerantes daqui. São os mesmos, mas não tem nada a ver.
Voltando. A tia abriu o espaço e, subtamente, formaram-se umas 4 fileiras de pessoas dançando, como numa aula de aeróbica em uma banheira. Imagina dançar axé dividindo um espaço de 1㎡ com mais 3 pessoas...O "professor" era um cara que estava trabalhando como garçom quando nós entramos, mas agora já estava com a roupa trocada e ao invés de servir as pessoas, ele estava só dançando, e ÀS VEZES ensinando os passos, e assim permaneceu pelo resto da noite.
Depois disso teve um grupo de 4 meninas japonesas dançando algumas músicas coreografadas. Inacreditável que elas sejam japonesas. Não sabem mais do que 3 palavras em português mas dançam tão bem quanto qualquer semi-profissional no Brasil (falei sem parâmetro nenhum, mas só pra dar uma idéia).
Depois delas ainda teve uma banda, só de japoneses também, cantando em português. Muito interessante. A apresentação foi dividida em duas partes, e na segunda eles chegaram até a tocar um samba de enredo do salgueiro (não sei o título porque deve ser enorme, mas era aquela do "Vermelho").
Uma das dançarinas estava fazendo aniversário,
(a aniversariante com a tia baiana)
então todo mundo ganhou BOLO!Muito bom o clima do lugar. Nunca pensei que eu fosse me sentir assim, mas axé à parte, é sempre bom matar saudade do calor brasileiro (detalhe que fora eu, os bartenders e mais uns 3, o resto era SÓ japonês, mas mais brasileiros que eu).
Final da festa, o lugar antes lotado, agora vazio me pareceu até grande.Voltamos para casa por volta de umas 6 e meia da manhã, e pudemos ver muitas Sakuras pelo caminho. Eu fui dormir sem banho mesmo.
(haha, parece livro ilustrado de criança)

Dia seguinte, dia de show. Oneman de Aile no Holiday Shinjuku.Estava dizendo no flyer que era o "RETORNO" do Aile, e eu bem que pensei que eles estavam parados por um bom tempo, mas depois fui saber que eles tinham parado por 4 meses com a saída dos dois guitarristas anteriores. Se 4 meses de estagnação já é suficiente para um show de "RETORNO" com a repercussão que teve (veja lá, estou dizendo no meio indie), imagino qual seja o caso da PSYGAI...
Bom, por precaução levei meu cd "White Feather", que eu acabei comprando na primeira vez que eu fui na Like an Edison, pra ver se eu conseguia que eles autografassem pra mim. Cheguei no show, e o espanto logo de cara. Holiday Shinjuku quase COMPLETAMENTE lotado. Muitas lolitas e coisas do tipo. A maioria com cara de ser menor de 14 anos.
Antes de começar o show, vi várias meninas se juntarem para treinarem os "para-paras". Não sei se se chama para-para aquilo que elas fazem com as mãos, mas acho que dá pra entender. Quando eu vi o jeito como elas falavam, o tipo de coisas que elas falavam e esse treino de "para-para", pensei o quão diferente esse show seria do show de √eight. Tudo bem, eu não entro na "roda" daqui mesmo, nada iria mudar.
Começa o show (com quase 40 minutos de atraso).

Set list:

1-ロマンス戦記 (romance senki)
2-White end永遠の絆 (eien no kizuna)
3-não tem no meu cd
4-チャイルド鍵√ (child kagi√)
5-翼の彼方へ (tsubasa no anata e)
6-螺旋回廊 (rasen kairou)

ENCORE I
7-cover
8-開花宣言 (kaika sengen)
9-悲劇ロジック (higeki logic)
10-Brilliant tears

ENCORE II
11-música nova
12-nao sei
13-トキメキ★HEROES (tokimeki★HEROES)

Começou bem tranqüilo, já enrolando de cara na primeira música. Logo aí já deu pra ver como o público era bem dividido. Na frente todas as lolitas e etcétera fazendo seus movimentos de mãos sincronizados. Atrás, em cima do degrau que tem perto das mesas que vendem coisas das bandas (que hoje estava um pouco mais para trás e com um espaço pequeno, até por ser só uma banda) as meninas com roupas mais normais e se movimentando bem menos. E no meio disso tudo: eu. Na frente com as lolitas mas tão agitado quanto as meninas de trás.
Tinha um cara lá também, mas ele fazia parte das fangirls.

Bom, começando as críticas, para se ter uma idéia, o show durou por pouco mais de 2 horas, talvez 2 horas e 10 minutos mais ou menos, e teve TREZE músicas. Dir en Grey em 2 horas tocou 21. Tudo bem que no show do Dir en Grey eles não falaram NADA pro público (nem nome da banda, nem nome das músicas, nem nome dos membros, nem um "oi" ou algo assim).
Seguindo com o Aile. Primeira música já começa com aquela enrolação de ficar mais de 5 minutos na mesma parte da música, e depois que a música seguiu, veio aquela apresentação dos integrantes, onde quem fala o nome são as meninas da platéia. Eu acho isso bem interessante, mas de cara na primeira música eu achei meio apressado. Logo na primeira música também eu notei que a equalização tava meio ruim, se comparada com a do show do √eight. Reparei também que o pessoal do Holiday Shinjuku tem uma tendência a deixar os bumbos em um volume tão exagerado que abafa todo o resto. Digo do Holiday Shinjuku porque no √eight foi a mesma coisa: bumbo martelando o tempo todo.
Antes de entrar na segunda música o vocal já interrompeu para fazer o "mc". Começou se desculpando por fazer todos(as) esperarem por tanto tempo (uau, 4 meses) e perguntou se elas sabiam o título do show de hoje, o show de retorno. O título era:
~「お帰りなさいませ○○様"coração"」「待たせちゃったね!お姫様☆」「もう放さないよ"coração"ニャ」~
traduzindo seria algo do tipo:
"bem vindo de volta ○○(insira aqui um nome)-sama'coração'" "desculpe por te fazer esperar, princesa☆" "agora não te largo mais 'coração' nya"
(não sabia como desenhar o coração, mas é muito importante, assim como a estrela)
Genial né? Mesmo se tratando de uma banda de oshare EXTREMA, eu não esperava isso. Depois ainda piorou quando ele pediu para elas falarem isso para cada um deles. Tipo, bem vindo de volta Kohsuke-sama (não sei traduzir o "sama") e ele respondia alguma coisa que desse na telha, de preferência algo engraçadinho que não tinha graça nenhuma, mas todas elas riam.
Elas falaram isso pro baterista Kohsuke e pro baixista Tsuyoshi, mas na hora dos guitarristas, como os dois eram novos na banda, elas disseram tipo "prazer em conhecer" e o nome do cara. O primeiro foi o Moe, que tem o cabelo rosa e é o que mais se fazia de "menininha kawaii" do grupo, tanto que ao invés de "Moe-sama", ele pediu que chamassem ele de "Moe-chan". Detalhe do 'coração' é que alterava a entonação do jeito que elas falavam. Subiam o tom até dar aquele zunido no ouvido.
Mas bem, "mcs" à parte, o show seguiu para a terceira música sem grandes problemas, mas na quarta música, algo estranho... Ele apresentou a banda DE NOVO, e quase do mesmo jeito que antes. Aí já é demais.
O show continuou na boa até a sexta música, onde eles enrolaram por uns 10 minutos, e depois que acabou a música, eles saíram do palco. Menos de um minuto se passou e as meninas começaram a gritar "ankoru! ankoru!". Como assim, 6 músicas e já vão pro bis??
Beleza. Demorou um pouco, tipo uns 10 minutos, e quando eles voltaram, as cortinas se abrem ainda com as luzes todas apagadas. Começa alguma música nas caixas de som, que de cara deu para ver que não era ao vivo. Eu conhecia aquela música, mas não era de Aile. Nesse momento que as luzes se acendem e surge... Tsuyoshi vestido de urso, Moe vestido de Stitch, Aya vestido de usrinho puff, e o Kohsuke vestido de pikachu. O vocal Akito não apareceu.
Os quatro "cantaram" um cover de Smily da Otsuka Ai. Foi horrível.
Pra piorar, depois disso eles foram ajeitar a maquiagem e os cabelos que estavam bagunçados por causa das fantasias, e óbvio que levou mais tempo.
Para não ter 2 encore seguidos, o vocal foi para o palco, contou uma piada (não to zuando) e ficou falando coisas inúteis até que todos terminassem de se arrumar e voltassem para o palco. Voltaram e tocaram mais uma música com enrolação. Já estava ficando cheio de tanta enrolação.
A nona música correu tranqüila, mas depois disso, uma mensagem de cada integrante. O baterista até disse algo interessante, sobre como eles pensaram em parar com a banda depois que os antigos guitarristas saíram, mas eles receberam tantas cartas de fãs e tanta gente pedindo para eles voltarem, que eles resolveram marcar audiências para selecionar novos guitarristas, e contou a estória toda de como aconteceu. A explicação do baterista foi tão completa que o baixista ficou sem ter o que falar, e daí por diante. Até chegar no guitarrista Aya que simplesmente desistiu de falar algo sério e falou da grande descoberta que ele fez de como é frustrante você virar um copo com canudo para beber, sendo que o canudo só puxa o líquido no fundo, então você não consegue beber virando. É o tipo de coisa que eu falaria, mas ele falou de um jeito meio meiguinho, e ele é um cara enorme e muito magro que parece um ET, o que se contrapõe absolutamente a essa interpretação meiga, chegando até a dar um sentimento de desprezo.
Brilliant tears começa. Música lenta com cara de final triste de show, anunciando um segundo encore.
Não deu outra. Saem do palco, ficam uns 3 a 5 minutos sem voltar, as meninas gritam "ancore!" incansavelmente, e eles voltam com a camisa da turnê, ou do show. Todos com camisas pretas e desenhos em rosa, só o Moe com a camisa rosa e o desenho mais rosa ainda. Aí que eu reparei o quanto ele é bizarro. Sem olhar pra cara dele, ele é um cara bem grande a nível de músculos, mas com aquela carinha de menina e cabelo rosa. Chega a dar nervoso de olhar.
O vocalista Akito falou de músicas novas que eles estão gravando e perguntou se nós queríamos ouvir uma delas. Óbvio que todo mundo disse sim, então eles tocaram. Depois seguiram direto para a próxima música, e quando eles começaram a enrolar de novo, antes que eu ficasse puto ou começasse a bocejar, reparei que tinha algo estranho acontecendo.
As meninas à minha esquerda estavam todas viradas de costas pro palco, e de vez em quando umas meninas vinham correndo e paravam olhando com caras de espantadas para o meio dessa roda que se formou. Pronto, uma menina passando mal. Não consegui ver a menina, não sabia se ela tinha caído ou algo assim, mas todas elas estavam olhando para o chão, com cara de preocupadas, mas não de apavoradas, então achei que não era tão grave, tipo cabeça aberta ou algo assim. Talvez pressão baixa ou algo do tipo.
Alguns minutos depois um staff do Holiday Shinkjuku veio, fez uma cara muito medonha, falou com uma das meninas e saiu. A banda parece que ainda não tinha reparado nisso e continuou com a sua enrolação. O mais foda foi quando o vocalista ficou falando "ei, aí atrás!" como eles sempre falam nos shows, mas ele falou olhando para essas meninas, e aí uma baixinha que antes estava idolatrando todos os integrantes da banda, se vira meio que sem olhar para o palco e mostra o dedo do meio para o vocalista. Ele ficou meio sem graça, mas continuou. "faltam mais duas" ele disse. Não sei porque continuaram. Depois de enrolar tanto, agora era uma boa hora para encerrar a música.
Eles encerraram meio que cagando para a menina, e então o vocalista perguntou "tá tudo bem? o que que aconteceu?" e as meninas disseram que estava tudo bem e o qual tinha sido o problema, mas eu não conheço a palvra e não achei no meu dicionário, mas não importa, era pressão baixa.
Enquanto o vocalista estava perguntando, os outros integrantes começaram a largar seus instrumentos e sair do palco. O guitarrista Aya, com um ar meio sério, veio cutucar o vocalista e, só com o movimento da cabeça fez como que "vamos sair", e saíram todos do palco.
Pensei que isso poderia ser que se eles continuassem com o show poderia dar merda para a banda, então foi melhor parar e sair.
Menos de um segundo depois que eles saíram veio uma outra staff do Holiday Shinjuku, toda apressada e pedindo licença para todos para ver o que tinha acontecido. Aí que eu vi a menina. Estava completamente largada no chão, em uma posição bem torta, com uma outra menina abanando com os flyers que agente recebe no início do show.
Independente disso os integrantes voltaram depois de um minuto para tocar a última música do show, e assim que começaram, umas duas ou três meninas ajudaram a torta a se levantar e a levaram para o lado de fora. Depois disso não sei o que se passou com ela.
A última música não teve enrolações e o show até que teve um bom final.
Mas resumindo, banda ruim, o vocalista força a garganta para cantar, a equalização estava fraca e o bumbo perturbador, a banda enrolou mais do que tocou, ou seja, a banda de médio porte mais fraca que eu vi até agora e com um show ruim. Nunca mais eu volto a ver Aile ao vivo, pelo menos não em um oneman. O ponto inesperado do show foi a platéia, que depois do primeiro encore começou a ficar bem agressiva. Com um amontoado de lolitas na frente e algumas mais atrás formando duas linhas que pareciam uma frente de batalha, e em um momento de ataque da música, elas pulavam, jogando suas costas em direção as costas das meninas da frente, esmagando cada vez mais o amontoado de lolitas.
Bom, o show acabou cedo, então fui pegar minha coca-cola e tentar pedir para tirar uma foto com eles, se não, um autógrafo no meu "White Feather" (meio falsidade já que eu achei o show E a banda uma merda).
Falei com a staff, ela ficou meio perdida sobre o que fazer, falou alguma frase que começava com a palavra "loli" de lolita, mas não chegou a terminar, se virou, falou com um outro staff da banda, virou de volta para mim e disse que ia perguntar. Foi correndo para o backstage e eu fiquei lá esperando. Alguns minutos depois ela volta e diz que hoje era um dia especial que eles tinham reservado para tirar fotos com quem estava vestida de lolita. Bem que eu reparei que mesmo o show tendo acabado, as meninas ainda estavam sentadas no chão, meio que esperando algo. Ela me disse que se eu ficasse até o final, ERA POSSÍVEL que eu conseguisse tirar uma foto com eles. Ok, hoje eu não tenho pressa mesmo.
Fiquei olhando os meus flyers pra matar o tempo, e aí o staff do Holiday Shinjuku (o mesmo que se apavorou quando viu a menina caída) veio para mim e falou algo com uma voz muito tímida e baixa. Eu ouvi algo com a palavra "saída" e tive a impressão de ter ouvido "pode se dirigir para a saída?", mas não acreditei que ele estivesse me expulsando, então resolvi seguir a minha OUTRA intuição, que me fez perceber que eu estava no meio do caminho, possivelmente atrapalhando a saída das outras pessoas. AHHH SIM! "me desculpe, me desculpe" eu disse indo mais para dentro. Foi aí que eu notei que ele ficou parado lá com uma cara meio frustrada de quem não atingiu o objetivo. Não dei bola e voltei pros meus flyers. Uns 2 minutos depois uma outra staff do Holiday Shinjuku fala para as meninas formarem uma fila. Eu pensei em entrar no final da fila, mas como eu seria uma exceção, resolvi ficar na minha. Ainda bem, porque nessa hora o sujeito volta e me diz agora um pouco mais claro "estamos encerrando as atividades de hoje. Pode se dirigir para a saída, por gentileza". FDP! Tá me expulsando mesmo! Eu disse pra ele que eu tinha pedido para a staff da banda para tirar uma foto com os integrantes, e ela me disse que se eu ficasse até o final, podia ser que eu conseguisse. Ele meio que fez uma cara que ia ceder, se afastou e foi falar com a outra staff que estava alinhando as lolitas. Falou bem brevemente, voltou pra mim e disse "é, parece que hoje está programado só para as meninas que estão de lolita tirarem a foto, então você vai ter que se retirar mesmo". "Ok, posso só ter mais uma palavrinha com a staff da banda? Depois eu saio". Sem me responder ele meio que indicou que sim.
Voltei para a mesma staff de antes, expliquei a situação e perguntei se eu poderia pelo menos receber uma assinatura dos integrantes no meu cd. Ela ainda me deu esperanças perguntando quem tinha me falado pra sair, como se fosse tomar alguma providência, mas depois que eu indiquei, ela continuou na dela, e disse que se eu pudesse ficar até o fim, era possível que eu recebesse os autógrafos, porque agora os integrantes da banda não estavam mais no backstage. Como não era o caso, ela se desculpou e eu disse que tudo bem, afinal não é culpa dela. Mas tudo bem, a banda é uma merda e só quer tirar foto com lolitas, então engulam as lolitas que eu tenho mais com o que desperdiçar meu tempo.
Nessa hora que eu estava falando com a staff, uma outra staff veio com uma câmera toda engraçada, parecia câmera de criança com os ângulos arrendondados, e de cor laranja e branca. Ou seja, era com essa câmera que elas tirariam as fotos e provavelmente venderiam para quem quisesse, como sempre fazem aqui ou em parques temáticos.
Não me importei muito, só fiquei meio puto de ter esperado um tempo para nada.
Pedi licença para as lolitas na fila e fui em direção a saída, como tinha sido instruído. Do lado de fora, em frente à Cd Holiday, estavam os integrantes da banda com uma lolita sentada em uma cadeira no meio deles segurando um coelho rosa de pelúcia. Puto da vida com um show ruim e a primeira situação escrota em um show aqui, ver aquela cena, algo tão ridículo beirando o patético, foi frustrante e irritante.
Voltei para casa com o brinde que eu recebi no início do show, que nem sabia que era brinde da banda, pois vinha em uma caixa xadrez verde e branca, escrito "AnyTime" no meio. Abri e vi algo cinza com o logo da banda no meio. Tirei do saco plástico que envolvia a "coisa" e aí que eu reparei que era um espelho portátil, para retoques de maquiagem.Que útil! Ainda bem que eles dão esse tipo de brinde sem se preocupar se vão ter homens na platéia.
Eu até entendo que eles devem saber que tem tão poucos homens que vão a um show deles, que eles devem achar que esses homens irão entender se receberem algo assim, e foi o que aconteceu. A diferença é que provavelmente eu vou usar esse espelhinho, e provavelmente para retocar maquiagem....

Ouvindo: Kagrra, - Chikai no tsuki

3 Comments:

At 1:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Tch, que babacas. Mas até aí, tuas duas bandas são muito mais legais que a deles, então quem liga?

Mas ae, Zé, ontém eu encontrei com uma outra garota que tá indo pra intercâmbio no Japão pela PUC, Ana Toledo. Ela falou que te conhecia e tal, acho que da UFRJ -- mundo pequeno! Eu e ela vamos em agosto, ela pra Kansai Gaidai e eu pra Nanzan.

Quando eu tiver aí a gente marca alguma coisa. Abraço!

 
At 10:03 PM, Anonymous Anônimo said...

porra, mto bom o brinde!

e útil também

Mas q merda q foi esse show ein.

 
At 6:34 PM, Blogger Unknown said...

No fim, valeu a pena pelo brinde XD

E porra, tem q estar com mta saudade do brasil pra ir ver japonês dançar axé xD

 

Postar um comentário

<< Home